Capital externo: alternativa para um negócio sair do papel

Para um negócio sair do papel e se desenvolver, muitos empreendedores têm de recorrer ao capital externo. Um investidor em busca de um negócio consolidado para financiá-lo é, em muitos casos, a única alternativa para que o empreendedor possa concretizar seu empreendimento.

Para isso, é necessário que o empreendedor saiba como tomar a decisão de propor uma parceria (sociedade) a terceiros em prol do seu negócio. Primeiramente, empreendedor, esqueça que existe um momento certo para investir em um negócio.
Não há momento certo, pois em um mercado instável como o nosso, o capital de terceiros é a melhor forma de financiamento de investimentos, compartilhando resultados e riscos. E isso independe do tamanho da empresa – pode ser uma startup ou um negócio mais consolidado.
Para atrair estes investidores, uma estratégia que pode ser adotada é a de fusões e aquisições. Chamadas de primárias, as fusões e aquisições possibilitam que todo o investimento seja feito no negócio, sem destinação de verba aos sócios vendedores.
Desse modo, cria-se um vínculo de confiança entre o empreendedor e o investidor, pois o objetivo principal é coletivo e está associado ao desenvolvimento do negócio, ainda que isso não signifique o retorno imediato do capital investido para os sócios.
Além do tipo de investimento, o tipo de negócio é outro fator que pode atrair ou não um potencial investidor. Se o seu negócio aposta na inovação, desenvolvendo algo diferente no mercado, ele tem maiores chances de conquistar admiradores e, consequentemente, investidores.
Lógico que apenas um negócio consolidado e um produto ou serviço inovador não bastam para segurar um investidor. É essencial que o empreendedor apresente projeções devidamente baseadas em número reais e não somente em suposições.
Ou seja, para um negócio dar certo com ou sem investidor, é fundamental estar preparado. Pouca coisa dá certo no improviso, logo, o planejamento é essencial. O controle financeiro e as projeções de crescimento concretas tornam as surpresas negativas menos prováveis.
No caso de atrair um investimento para o seu negócio, portanto, mantenha seu plano de negócios atualizado e, de preferência, com foco constante na inovação. Do contrário, uma empresa não preparado pode perder um ótimo investimento quando a oportunidade bater a sua porta.